Representação comercial está em destaque no ranking das profissões

Profissão consagrada há muitos anos e longe de ser substituída, a representação comercial se manteve com 30% de crescimento nos últimos 6 anos, de acordo com pesquisa divulgada pela rede social LinkedIn.

Neste sexta-feira,  1º de outubro, é comemorado o Dia Panamericano do Representante Comercial, uma profissão requisitada pelo mercado e que traz sucesso ao profissional antenado nas tendências tecnológicas, preocupado com desempenho e se destaca por suas habilidades.

“Conhecer bem tecnicamente o produto, entender os objetivos da marca representada e as necessidades dos clientes, fazer um ótimo relacionamento pré e pós venda, estar disponível e atender de forma humanizada são compostos de sucesso para o representante comercial” destaca o Paulo Roberto Santos, presidente do Sirecom Vale Europeu, entidade sindical dos representantes comerciais de Blumenau e região.

Ainda em 2020, houve um aumento de 215% nas vagas de trabalho com possibilidade remota, de acordo com o site de empregos Indeed. No ranking um destaque foi para o representante comercial, que em muitos casos sempre teve a possiblidade do trabalho home office, considerando ser na maioria dos casos uma atividade autônoma, com ganhos comissionados e comprimento de metas, sem carga horária definida.

Já em 2021, um relatório também disponibilizado pelo LinkedIn, mostrou o ranking das profissões que ganharam ou mantiveram alta, perante a turbulência sofrida pela economia, devido a pandemia do Coronavírus e mais uma vez, o representante comercial, enquadrado como especialista em vendas, manteve posição. Ao que tudo indica, isto é resultado da profissão estar bem preparada para constantes alterações no cenário econômico e nos ambientes de negócio. Outro fator é o olhar estratégico e qualificação para orientar marcas representadas e clientes, enquanto intermediador, na hora de serem realizados investimentos.

No Brasil, a profissão de representante comercial autônomo foi regulamentada pela Lei Nº 4.886 em 1965, com alterações aprovadas pela Lei Nº 8420 de 1992. A escolha por 1º de outubro, para homenagear a profissão ocorreu em 1937, em Buenos Aires seguindo uma campanha com objetivo de regulamentação e seguridade da profissão nas Américas.

Atualmente, os setores mais propícios para a representação comercial são a indústria alimentícia, educacional, TI, veterinária e fitness.

Para Blumenau e Região, o Sirecom Vale Europeu é a entidade associativista que atua nas pautas que envolvem a profissão e atende os representantes comerciais, oferecendo produtos e serviços relacionados à saúde, soluções financeiras, certificações e outros diversos serviços.

Texto: Iuri Kindler – Assessoria de Comunicação.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *